Le Santé

Dr. Rafael realiza palestra na ACIL sobre Câncer de Próstata

1 de dezembro de 2016

Na última segunda-feira (29/11), o médico oncologista da Le Santé – Centro Avançado em Oncologia, Dr. Rafael Zimmermann de Souza, conversou com empresários da Associação Empresarial de Lages (Acil) sobre os sintomas, prevenção e tratamento do câncer de próstata. A palestra faz parte das ações da clínica para este Novembro Azul.

O médico explicou que não existe uma sequência de sintomas para o câncer de próstata. Alguns podem, por exemplo, nem sentir nada. Outros podem perceber mudança na força do jato urinário, dor ou sangramento na urina.

O importante é que o câncer de próstata possui 90% de chance de cura quando descoberto no início e para isso é tão importante a realização dos exames de toque e o de sangue (PSA), sendo que a realização de um não exclui a do outro.

Dr. Rafael destacou que homens acima de 50 anos devem realizar o exame anualmente. Pacientes com histórico familiar e homens da raça negra possuem indicação para iniciar a prevenção em idade ainda mais cedo. “O câncer de próstata tem muita relação com o envelhecimento. A proporção de pacientes com câncer de próstata é maior em homens mais velhos. Mas outros fatores também contribuem como alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo, entre outros.” destacou Dr. Rafael.

Questionado sobre as opções de tratamento, em Lages, Dr. Rafael destacou que hoje não é mais necessário o paciente sair da cidade para tratar o câncer de próstata. Em parceria com a clínica São Sebastião de Florianópolis, o Hospital Tereza Ramos, possui, hoje, um aparelho de Radioterapia para as sessões de tratamento. Além disso, as cirurgias para a retirada do tumor também são realizadas na cidade.