Dúvidas, Le Santé, Saúde

DÚVIDAS FREQUENTES – CÂNCER DE PRÓSTATA

10 de novembro de 2017

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, ela é responsável por armazenar o líquido seminal. O câncer de próstata é mais comum em homens acima de 50 anos e os fatores de risco podem ser: idade avançada, histórico familiar (pai ou irmãos com câncer de próstata ou mãe e irmãs com câncer de mama), hábitos alimentares, excesso de peso e sedentarismo.

Por ser um diagnóstico difícil de ser recebido, há muitas dúvidas em relação ao câncer de próstata. O intuito deste texto é alertar a população masculina da importância de exames frequentes para manter sua saúde.

Uma das perguntas mais feitas dentro do consultório é: Quando devo iniciar a fazer os exames preventivos?  Homens com mais de 45 anos devem realizar o exame pelo menos uma vez ao ano. Para as pessoas que tiverem casos no histórico familiar, é indicado que procurem o urologista após os 40 anos.

Todos os homens estão sujeito ao câncer de próstata? Infelizmente o câncer de próstata pode atingir todos os homens. Dados estatísticos mostram que negros são mais vulneráveis para o desenvolvimento do câncer de próstata, é indicado que iniciem o processo de exames preventivos aos 45 anos.

Quais os tipos de exames preventivos? Os exames podem variar entre toque retal, exame de sangue para medir os níveis de PSA e ultrassonografia em casos suspeitos.

Câncer de próstata tem cura? Sim, principalmente se for diagnosticado no início (em casos que o tumor ainda está dentro da próstata).

Qual o tratamento indicado para o câncer de próstata? Os procedimentos estão entre: cirurgia de extração, tendo índice de cura de 96%, radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

Existe forma de prevenir o câncer? A melhor forma de prevenção ao câncer é fazendo exames anuais.

A alimentação interfere no câncer? Sim, interfere muito. Sua dieta pode estar totalmente ligada ao surgimento de câncer. Dietas ricas em gorduras pode atrapalhar sua saúde. O indicado é que você tenha uma dieta balanceada, ingira bastante frutas, verduras e legumes. Beba bastante água e faça exercícios físicos diariamente.

O câncer causa impotência? Os tratamentos utilizados para curar o câncer podem causar impotência sexual mas a incidência é proporcional a idade do paciente. Nos pacientes de 40 anos, a probabilidade é de 6% e nos pacientes de 70 anos, a probabilidade é de até 70%.

Mantenha seu médico informado sobre qualquer sintoma ou diferenças notadas. Faça exames preventivos anualmente. Mantenha o câncer longe, proteja-se.