Le Santé, Saúde

HORA PRA COMER: ANTES OU DEPOIS DA QUIMIOTERAPIA?

7 de setembro de 2017

 

A alimentação do paciente que realiza quimioterapia é um desafio diário, seja pelas feridas na boca, pelas náuseas ou pela alteração no paladar. Além de ter a preocupação com uma dieta leve, diversificada e balanceada, o paciente precisa estar atento também aos horários de alimentação e a pergunta mais frequente é: devo comer antes ou depois do tratamento quimioterápico?

 

Essa resposta é relativa para cada tipo de paciente pois cada um deve observar o horário que sente mais fome ou quando se sente mais atraído por refeições. Alguns pacientes sentem os indícios do tratamento de forma diferenciada e por isso é essencial manter a atenção nos horários em que o organismo do paciente começa a reagir.

 

Outra pergunta constante é: e no dia da quimioterapia? Devo me alimentar antes ou depois? Apesar de ser também uma questão individual, as orientações médicas são que o paciente tenha uma boa alimentação no dia do tratamento, evitando jejum. Até porque a sensação de náuseas durante ou logo após o tratamento pode vir da falta de alimentação.

 

Normalmente é recomendado uma dieta rica em carboidratos complexos e proteínas, além de ingestão de bastante água antes e depois da seção. Durante a aplicação, deve ser ingerido, barras de cereais, iogurtes e torradas. Lembrando que a mão que irá segurar os alimentos deve ser a mão contrária que recebe o tratamento.

 

Por fim, é necessário ressaltar que o apetite de um paciente com câncer fica bastante alterado e sensível por conta do tratamento quimioterápico. Se você for um acompanhante ou familiar de um paciente, é necessário que você tenha uma dose extra de tolerância e paciência para lidar com o paciente nos momentos de refeições, para não causar estresse ou ansiedade no mesmo.