Saúde

Julho Verde alerta sobre o câncer de cabeça e pescoço

7 de julho de 2017

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho, mas as organizações de saúde promovem durante todo o mês o Julho Verde com atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer.

A associação dos hábitos de beber e fumar multiplica em até 20 vezes a possibilidade de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, os principais tipos de câncer nas regiões da cabeça e do pescoço são os de pele que atingem boca, faringe e laringe e também o de tireoide. O diagnóstico precoce se mostra fundamental.

Diagnóstico

A boa notícia é que o diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento aumentam muito a chance de cura do câncer de cabeça e pescoço. Os tumores pequenos e localizados apresentam taxa de cura superior a 90% e, geralmente, são tratados por meio de cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

Quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de cura.  A SBCCP alerta ainda para o fato de que toda lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, em especial naquelas pessoas que fumam e abusam do álcool, deve ser avaliada. Os sintomas mais comuns são nódulos no pescoço, incluindo a tireóide, lesões na boca que não cicatrizam, mudanças na voz, rouquidão, dor para engolir e lesões na pele da face.

 

Fonte: G1, SBCCP e Instituto Vencer o Câncer.