Le Santé, Saúde

VOCÊ SABE O QUE É LINFOMA?

6 de setembro de 2017

A maioria das pessoas possuem o hábito de associar o linfoma com algum problema causado no sistema linfático e tendem a compará-lo com um tipo de sistema circulatório que quando não funciona bem, tende a causar inchaços nos braços e pernas, mas na verdade, esse sistema é bem mais complexo do que parece pois exerce funções vitais para o nosso corpo.

O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos e também um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para nossa proteção contra bactérias e vírus invasores que adentram nosso corpo e nos causam doenças variadas.

Todos os invasores que entram em nosso organismos, como bactérias, fungos e vírus, circulam pelo nosso sistema linfático, e quando passam pelos linfonodos, são detidos e examinados detalhadamente. Após essa análise por células especializadas, nosso sistema imunológico sabe exatamente contra o que está lutando e recruta algumas células especiais, denominadas linfócitos, que vão atacar este inimigo em específico, buscando uma cura através da expulsão do invasor.  

Então, o linfoma acontece quando algumas células que moram no sistema linfático, e que deveriam fazer nossa proteção contra os vírus, fungos, bactérias e outros perigos, se transformam em malignas, crescendo de forma descontrolada e acabam “contaminando” o sistema linfático.

Divididos entre linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma de não-Hodgkin (LNH), ambos apresentam comportamentos, sinais e grau de agressividade diferentes. Porém, a principal diferença entre eles, está contida nas células doentes: o LNH (Linfoma de Não-Hodgkin) apresenta apenas células com câncer, enquanto o LH (Linfoma de Hodgkin) apresenta células doentes, misturadas com as células normais.